Parece óbvio, mas vale enfatizar: nada de baladas ou festas até o amanhecer. Para que você chegue com raciocínio hipotético-dedutivo apurado no momento de servir os seres humanos, e atender com a devida cordialidade e escuta ativa, é fundamental repouso antes de pendurar o estetoscópio no peito.
Visite uma semana antes o local, de preferência no mesmo dia da semana em que você dará seu plantão, para entender o perfil de pacientes, evolução de atendimentos dos pacientes ao longo das horas do dia, fluxos de atendimento, processos da instituição e boas práticas (guidelines). Entenda como e onde solicitar exames complementares e quais exames de imagem estarão disponíveis.
Se seu primeiro plantão for em um pronto-socorro, é fundamental conhecer o manejo terapêutico das doenças de maior incidência, tais como infarto agudo do miocárdio, insuficiência respiratória aguda, acidente vascular encefálico, arritmias cardíacas instáveis e instáveis, complicações agudas do diabetes mellitus, convulsões, parada cardiorrespiratória e outras. Na sala de emergência tudo ocorre muito rápido e certamente não será melhor momento para aprender a tratar esses pacientes.
Seja com antecedência ou seja no dia do plantão, seu gestor ou chefe de plantão é seu maior aliado para tirar dúvidas que possam pintar antes, durante ou após um plantão.
Recebeu o plantão? Saiba de cor quais são os pacientes que necessitarão de maior cuidado da equipe. Com o tempo, essa habilidade vai sendo aperfeiçoada e fica mais simples saber por onde começar os atendimentos no plantão. A anamnese e o exame clínico do paciente são capazes de proporcionar 80% dos diagnósticos clínicos e cirúrgicos. Use a terapêutica complementar com coerência.
Sem problemas, converse com seus colegas de plantão. Médicas e médicos com maior tempo de estrada poderão guiar você nos pormenores do tratamento e nos pontos de maior atenção, ou mesmo aconselhar soluções ou caminhos para situações inusitadas.
Logo no meu início de carreira, eu atendi a uma esposa que requeria cuidados ao marido. Ela havia sido ignorada por dois ou três médicos. Ela me puxou no meio do corredor, e prontamente respondi aos seus chamados. Seu marido estava com insuficiência respiratória aguda e necessitou ir para a sala de emergência onde foi entubado e todo o tratamento pode ser adequadamente providenciado.
Como os familiares conhecem o estado basal dos pacientes, eles conseguirão dizer, com precisão, à doutora ou ao doutor, se a condição clínica se deteriorou ou se se mantém inalterada. Em casos mais graves, eles poderão dar direcionamentos importantes de quais potenciais causas de base e, portanto, auxiliar no tratamento mais preciso e efetivo.
O prontuário médico é um documento do paciente, e portanto, ali devem ser registradas todas as informações relevantes de sua condição clínica, hipóteses diagnósticas, razões pelas quais os tratamentos foram propostos. É importante mantê-lo legível, e não esqueça de datar e inserir horário em que as decisões ou intervenções foram tomadas. bem como o carimbo do médico assistente. O prontuário médico é a principal ferramenta de defesa do médico e ali não deve constar nada além das informações clínico-cirúrgicas do paciente. Prontuário não é o “meu querido diário” e qualquer eventual discordância entre equipes médicas ou equipe médica e equipe de gestão devem ser tratadas à parte, de maneira diplomática e respeitosa.
Chegue pelo menos 15 minutos antes do início do plantão. Isso permite uma refeição leve e entrar no mood para o plantão. O médico que estiver saindo passará a você os detalhes dos pacientes para quem você proverá assistência. Também nunca é demais recordar que abandonar posto de trabalho sem um substituto médico configura infração ao Código de Ética Médica (CEM).
Ali estão expostas informações imprescindíveis, tais como as responsabilidades profissionais e os direitos dos médicos. Tome especial cuidado para não incidir em negligência, imprudência e imperícia, pois estes termos podem causar questionamentos da conduta médica não apenas nos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs) mas também na Justiça.
Link para o CEM: https://portal.cfm.org.br/images/PDF/cem2019.pdf
E então o que achou das dicas?
Quer entender algum outro tema para seu primeiro plantão médico? basta deixar seu comentário ou sua dúvida abaixo.